Hoje o Google homenageia o renomado compositor e músico alemão Johann Sebastian Bach com o primeiro Doodle com a tecnologia AI ! Feito em parceria com as equipes do Google Magenta e do Google PAIR , o Doodle é uma experiência interativa que incentiva os jogadores a comporem uma melodia de duas medidas de sua escolha. Com o pressionar de um botão, o Doodle usa o aprendizado de máquina para harmonizar a melodia personalizada no estilo musical de assinatura de Bach (ou um híbrido estilo rock de Bach 80 se encontrar um ovo de páscoa muito especial no Doodle … :)) .
O primeiro passo no desenvolvimento do Doodle? Criando um modelo de aprendizado de máquina para energizá-lo. O aprendizado de máquina é o processo de ensinar um computador a criar suas próprias respostas, mostrando muitos exemplos, em vez de fornecer um conjunto de regras a seguir, como é feito na programação tradicional de computadores. O modelo usado no Doodle de hoje foi desenvolvido por Anna Huang, que desenvolveu o Coconet: um modelo versátil que pode ser usado em uma ampla gama de tarefas musicais – como harmonizar melodias ou compor a partir do zero (confira mais detalhes na postagem do blog de Magenta de hoje ).
Especificamente, Coconet foi treinado em 306 das harmonizações de coral de Bach. Seus corais sempre têm quatro vozes, cada uma carregando sua própria linha melódica, enquanto criam uma rica progressão harmônica quando tocadas juntas. Essa estrutura concisa os tornou bons dados de treinamento para um modelo de aprendizado de máquina.
Em seguida vieram nossos parceiros da PAIR que usaram o TensorFlow.js para permitir que o aprendizado de máquina acontecesse inteiramente dentro do navegador da Web (em vez de rodar utilizando toneladas de servidores, como faz tradicionalmente o aprendizado de máquina). Para casos em que o computador ou dispositivo de alguém pode não ser rápido o suficiente para executar o Doodle usando o TensorFlow.js, o Doodle também é fornecido com as novas unidades de processamento Tensor do Google , uma forma de lidar rapidamente com tarefas de aprendizado de máquina em data centers. Doodle primeiro!
Esses componentes, combinados com arte e engenharia da equipe do Doodle, ajudaram a criar o que você vê hoje.
Johann Sebastian Bach nasceu na pequena cidade alemã de Eisenach neste dia em 1685 (sob o antigo calendário juliano). Ele cresceu em uma grande família musical: seu pai tocou vários instrumentos e também trabalhou como diretor dos músicos da cidade. Seu irmão mais velho, também músico, criou o jovem Bach a partir dos 10 anos de idade, após a morte de seu pai. Primeiramente conhecido como um organista excepcional durante sua vida, Bach também entendeu como construir e reparar os complexos mecanismos internos de órgãos de tubos (que são descritos no Doodle interativo de hoje).
Compor música a um ritmo prolífico (às vezes à taxa de uma cantata por semana!), Bach era um homem humilde que atribuía seu sucesso à inspiração divina e a uma rígida ética de trabalho. Ele viveu para ver apenas um punhado de seus trabalhos publicados, mas mais de 1.000 que sobreviveram em forma de manuscrito agora são publicados e executados em todo o mundo.
A reputação de Bach subiu depois do “ressurgimento de Bach” do século 19, quando o mundo da música ganhou nova apreciação por seu uso inovador de harmonia em quatro partes, modulações de chave e domínio do contraponto e da fuga. Talvez a melhor medida de seu legado seja seu impacto sobre outros artistas, desde o clássico ao contemporâneo ao longo dos séculos.
Músicos não foram os únicos afetados pela música de Bach, no entanto. Depois que a sonda espacial Voyager 2 foi lançada, o cientista e autor Lewis Thomas sugeriu que a raça humana transmitisse sua música para os confins mais distantes do sistema solar. “Eu votaria em Bach, todo Bach”, escreveu ele. “Nós estaríamos nos gabando, é claro.”
Aqui está para Bach!